NAVEGUE NAS ONDAS CURTAS DO RÁDIO ARTIGOS TÉCNICOS DX ENVIE SEUS COMENTÁRIOS PROCURE NESTE SÍTIO

Radio Senado - Comunicação para a cidadania

A HISTÓRIA

A Rádio Senado começou a operar em Ondas Curtas com o objetivo de ampliar o acesso da população à informação sobre os trabalhos legislativos.

A transmissão foi iniciada em maio de 2001. No primeiro ano, a Rádio Senado OC limitou-se a retransmitir integralmente a programação da Rádio Senado FM. Em fevereiro de 2002, uma programação diferenciada começou a ser oferecida em horário restrito, das 7h às 8h da manhã, com um programa de variedades. O horário foi ampliado, pouco a pouco, passando a três horas diárias no final de 2002.

Com a criação de um núcleo de produção específico, a grade de programação da Rádio Senado Ondas Curtas foi reestruturada em maio de 2003, quando a emissora passou a ocupar, com programas dirigidos especificamente ao público-alvo, todos os horários não cobertos pela transmissão das Sessões Plenárias e das reuniões das Comissões.

A programação da Rádio Senado Ondas Curtas é especialmente dirigida para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, além do estado de Mato Grosso e do norte de Goiás. A linguagem é diferenciada, num formato didático e popular, com o objetivo de uma comunicação mais eficaz com o público alvo. A meta é mostrar ao ouvinte como as decisões tomadas no Senado podem influenciar o seu dia-a-dia. As reuniões de comissões e as Sessões Plenárias são transmitidas ao vivo e na íntegra, simultaneamente com a Rádio Senado FM.

Em um receptor de ondas curtas, basta selecionar a faixa de 49 metros e sintonizar a freqüência de 5.990 kHz. Pronto, você já está em contato com uma das maiores emissoras em ondas curtas do país: a Rádio Senado Ondas Curtas. De 7h às 22h, a rádio oferece informação de forma popular, mas sem perder a qualidade de conteúdo.

Em operação desde 2001, a versão em Ondas Curtas da Rádio Senado oferece uma programação diferente da sua matriz. Devido à falta de infra-estrutura de comunicação, a transmissão em ondas curtas é, em muitos casos, a única forma de comunicação via rádio nas regiões Norte e Nordeste. Popular sem ser populista, a Rádio Senado Ondas Curtas leva, a áreas carentes de informação, educação, interação e cidadania.

A programação foi se adaptando ao longo dos anos a um público-alvo específico: a rádio amplifica o diálogo entre o Senado Federal e as regiões afastadas das áreas urbanas do país, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Primeiro, mudou a linguagem: saiu a formalidade, entrou a didática e a simplicidade. As sessões e as comissões do Senado são detalhadas e explicadas de maneira fácil, direcionados à população de menor nível cultural e sócio-econômico. Depois, mudaram as formas de interação. O contato com os ouvintes é direto, e pauta alguns temas abordados nos programas. “Buscamos interagir muito com os ouvintes, os estimulamos a escrever, dar opiniões, se manifestar de qualquer forma”, afirma a coordenadora e apresentadora da rádio, Sandra Mattos.

Segundo a coordenadora, o número de ligações direcionadas à rádio Ondas Curtas, através do Alô Senado é de, aproximadamente, 120 por dia. As cartas também são muito freqüentes. Extensas em elogios e declarações à produção do programa, elas detalham a vida dos remetentes e demonstram a importância que a rádio possui em suas vidas.

A rádio divulga, além dos trabalhos legislativos, informações de direito (através do quadro “Fique Por Dentro da Lei”), técnicas agrícolas (”Viver da Terra”) e saúde (”Pergunte ao Doutor”). Em todos, o formato é similar: a partir de questões enviadas pelos ouvintes, ou elaboradas a partir das mesmas, a rádio esclarece dúvidas com um especialista nos temas abordados.

Essa interação provoca, inclusive, uma aproximação entre os próprios ouvintes. O quadro “Balcão de Sementes” é a maior prova disso. Ao perceber o grande interesse do público pela troca de sementes de plantas diversas, o apresentador José Carlos Sigmaringa, o “Sigue”, instituiu o quadro, que promove justamente o intercâmbio de sementes entre os ouvintes. Interessados na semente de baru - sucesso no interior do Pará -, por exemplo, procuravam a rádio, que compartilhava a demanda em sua programação, e retransmitia as sementes enviadas à sede da rádio. O “Balcão” volta ao ar em breve, após negociações com os Correios sobre o tipo de envelope a ser utilizado no envio das sementes.

E, é claro, a rádio também oferece uma vasta e eclética programação musical - exclusivamente nacional. “Além de tocar o que os ouvintes pedem, procuramos tocar novos artistas, mostrando a variedade da música brasileira, de todas as regiões do país”, explica Sandra Mattos.

Informação, cultura e cidadania
A RadioAgência Senado oferece os materiais jornalísticos, culturais e de utilidade pública produzidos pela Rádio Senado para todas as emissoras cadastradas pela Internet na página www.senado.gov.br. O serviço é gratuito.

Confiança e praticidade
Os arquivos de áudio são no formato MP3 (128kbps – 44100Hz – estéreo ou 64kbps – 44100Hz – mono), com qualidade compatível à banda das emissoras de FM. Os arquivos são editados prontos para serem apresentados no ar, tanto por meio dos sistemas de automação de emissoras quanto por gravações em CD, fitas magnéticas ou mini-discs (MDs).

Diversidade de conteúdo
Além de informações sobre as atividades legislativas, a Rádio Senado oferece muito mais para os ouvintes da sua emissora. Confira:

Notícias
As últimas informações sobre os trabalhos legislativos do Senado Federal. As atividades das comissões e a discussão de projetos que podem mudar o dia-a-dia dos brasileiros.

Entrevistas e debates
A opinião de parlamentares, autoridades e especialistas sobre temas da atualidade. Assuntos relevantes tratados de forma ampla pela equipe de jornalismo da Rádio Senado.

CPIs
Os depoimentos mais importantes das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) em atividade no Congresso Nacional. As perguntas e considerações dos parlamentares e as respostas dos depoentes. Flashes e entrevistas sobre os trabalhos.

Pronunciamentos de Plenário
Os discursos dos senadores, na íntegra, sobre temas de interesse nacional.

Sessões Especiais
Registro das homenagens e comemorações, com discursos dos parlamentares.

Utilidade Pública
Infância e Adolescência, Minuto do Município, Cidadania Dia-a-Dia, entrevistas e campanhas.

Programas Culturais
Brasil Regional, Escala Brasileira, Prosa e Verso, Contos que Encantam e outros.
 

TRANSMISSÃO EM ONDA CURTA – Radio Senado

Para recepção, basta um receptor de rádio que possua faixa para ondas curtas em 49 metros.

Freqüência de 5990 kHz, na faixa de 49 metros.

Transmitindo para as regiões Norte e Nordeste.

Na Internet

A Rádio Senado utiliza o REAL PLAYER ou o WINDOWS MEDIA PLAYER para acesso ao áudio "ao vivo". A qualidade do áudio depende essencialmente da velocidade da conexão com a Internet. A Rádio Senado "ao vivo" poderá ser reproduzida por qualquer emissora conveniada através do serviço de RadioAgência.

Em caso de dúvida, você pode entrar em contato pelo e-mail radio@senado.gov.br

http://www.senado.gov.br/radio/

Senado Federal
Secretaria Especial de Comunicação Social
Secretaria Rádio Senado
Coordenação Rádio Agência

Fontes :
Rádio Senado
Equipe Interlegis

Sitio dedicado ao Rádio de Ondas Curtas e a prática DX - Navegue nas Ondas Curtas do Rádio
> Envie seus comentários > Procure neste sítio

Copyright © 2002 Sarmento Campos. Todos os direitos reservados.


Acessos desde 2002