NAVEGUE NAS ONDAS CURTAS DO RÁDIO ARTIGOS TÉCNICOS DX ENVIE SEUS COMENTÁRIOS PROCURE NESTE SÍTIO

Coluna DX Marcelo Toniolo

Importantes artigos para DXistas por Marcelo Toniolo

DXpedition : quando, como e porque

Um tema um tanto polêmico entre os DX-istas brasileiros é quanto a validade das chamadas "DX-peditions", ou expedições DX. 

As "DX-peditions", é um nome criado pelos rádio amadores americanos para designar as expedições de praticantes do radioamadorismo e/ou DX-istas que deixam suas casas por algum tempo e partem com seus equipamentos para um local ermo, como uma montanha, floresta ou praia na tentativa de captar novas estações. Esta prática é muito comum entre DX-istas europeus e americanos.

QUANDO SE DEVE PRATICAR UMA DX-PEDITION ?                       

Toda vez que um DX-ista sentir que já conseguiu chegar em um limite de captações em seu posto de escuta, deve procurar, na medida do possível, se deslocar para uma localidade afastada dos grandes centros urbanos e ouvir as faixas que sofrem mais interferências como as faixas tropicais.

É um fato que as faixas mais baixas do espectro de Ondas Curtas, particularmente abaixo de 6 MHz, além de sofrer uma carga de interferências maior necessita de uma antena maior para uma melhor recepção. Nem sempre uma grande antena (Long Wire) pode ser construída dentro da cidade e isso só é conseguido em uma grande área aberta, sem ter ao redor linhas elétricas de alta voltagem, edifícios, lâmpadas fluorescentes e tráfego de automóveis.

As "DX-peditions" são ainda melhores para o DX-ista que aprecia captações em VHF. Além de melhores condições na instalação de uma antena, o campo ou praia oferece muitas vezes uma área livre muito grande o que é fundamental para bons DX nesta faixa. 

COMO PRATICAR UMA DX-PEDITION ?

O DX-ista que desejar fazer uma "DX-pedition" deve seguir algumas orientações para que o tempo e esforço investido possam ser compensados. Eis a seguir algumas dicas:

- nunca faça uma "DX-pedition" sozinho; sempre é bom ter alguém para conversar além de que é importante para a sua segurança;

- leve seu receptor portátil, mas não se esqueça de levar sempre pilhas ou baterias de reserva;

- não esqueça de seu gravador portátil também, bem como pilhas de reserva para ele;

- leve seu caderno de anotações para anotar os seus log's; se preferir escrever com caneta, sempre leve várias para evitar que a tinta acabe; se preferir lápis, não se esqueça do canivete para apontá-los;

- leve sempre alguns acessórios importantes como lanternas, cabos sobressalentes, fita isolante, relógio, fone de ouvido, WRTH ou equivalente, etc..

- procure começar a DX-pedition quando o Sol ainda não nasceu e termine após o Sol poente;

POR QUE PRATICAR UMA DX-PEDITION ?

Bem, como já foi comentado, o objetivo principal de uma expedição DX é a tentativa de sintonizar estações em um local afastado de centros residenciais ou industriais, fugindo assim das interferências de várias espécies que possivelmente estariam impedindo a captação de sinais de rádio mais fracos em seu posto de escuta oficial (sua casa), porém não é só isso.

Todos os DX-istas que habitam nas grandes cidades sentem com freqüência a necessidade de se refugiar em um local isolado para apreciar a natureza e se recuperar do stress do dia a dia. Nada como aproveitar um final de semana, ou ainda melhor ainda um feriado prolongado, no campo ou na praia para se esquecer dos problemas, poluição, barulho, etc..     Para aqueles que tem a rádio escuta como hobby, não existe nada melhor do que aproveitar este período de descanso e gastar algum tempo frente ao receptor também. 

Apesar de tudo, alguns colegas ainda insistem em ser contrários à prática das "DX-peditions" pois para eles um fator de referência entre os DX-istas do que é possível ou não ser ouvido seria quebrado. Para estes colegas só resta dizer que não sabem o que estão perdendo !!! Além de um contato com a natureza e ar puro haveria a possibilidade de se fazer alguns DX (quem sabe de conseguir alguns QSL's também) raríssimos que jamais seriam possíveis de serem realizados dentro de uma região urbana.

Pense na possibilidade de reunir alguns colegas de sua cidade que apreciam a rádio escuta e gastar o próximo feriado ou fim de semana na praia ou no sítio. Faço somente uma última recomendação: que tal comprar mais um caderno de Log's ?

Coluna DX Marcelo Toniolo

Sitio dedicado ao Rádio de Ondas Curtas e a prática DX - Navegue nas Ondas Curtas do Rádio
> Envie seus comentários > Procure neste sítio

Copyright © 2002 Sarmento Campos. Todos os direitos reservados.


Acessos desde 2002