NAVEGUE NAS ONDAS CURTAS DO RÁDIO ARTIGOS TÉCNICOS DX ENVIE SEUS COMENTÁRIOS PROCURE NESTE SÍTIO

Encontro DX em Lorena - 2003

DX Camp Lorena 2003

Ocorreu no fim de semana prolongado pelo feriado de 1. Maio de 2003 - o 2. DX Camp Lorena. Organizado pelo DX CLube do Brasil, em especial pelo Pedro Machado de Lorena, Caio Lopes de Itajubá, Carlos Felipe de São Bernardo e Wilson Rodrigues de Itaúna, foi realizado no Vale Hotel em Lorena, interior de São Paulo. A organização do evento escolheu a cidade de Lorena, pois além de ser um bom local de escuta de rádio, com pouco ruído elétrico e amplo espaço e liberdade para a montagem de antenas, é um ponto central para os Estados de MG, RJ e SP.

Esta prática conhecida como DX Camp - se afastar dos centros urbanos para caçar emissoras de rádio longínquas - se tornou um importante catalisador de novas amizades e trocas de experiências em prol da Radioescuta e do Dxismo.

O Pedro Machado com sua hospitalidade que é marca registrada, organizou mapas de acesso ao Hotel, à Lorena e pessoalmente, organizou um passeio na agradável cidade de Lorena, durante o evento. O DX Clube do Brasil através de seus coordenadores mais uma vez se mostra estar na vanguarda das iniciativas que mantém viva a chama da escuta de rádio no Brasil.

Apesar de alguns problemas de propagação e forte ruído atmosférico no primeiro dia, foram sintonizadas emissoras da Rússia, África, Nordeste Brasileiro, Argentina, Paraguai, Uruguai, Espanha e outros países em Ondas Médias. Nas Ondas Curtas, emissoras do Norte do Brasil assim como diversos países distantes.

GALERIA DE FOTOS

Durante a madrugada, a troca de experiências e informações foi uma pratica constante. Carlos, Claudir, Samuel, Wilson e Guilhermo.

Eu e Caio Lopes, coordenador do DX Clube do Brasil, e responsável pela edição da Lista de Emissoras de Ondas Médias no Brasil. (*)

Carlos Felipe do DX Clube do Brasil, instalando seus equipamentos e antenas.

As antenas RGP3 de Rene Passold, foram um show à parte, tanto nas Ondas Medias e como nas Curtas. No detalhe, o seu receptor Sony 2010 acoplado as antenas de ferrite.

Preparativos iniciais para as escutas no salão da quadra de esportes do hotel.

Rocco Cotroneo testando a antena K9AY.

Wilson Rodrigues explica a montagem de sua K9AY para o dxista Luis.

Ignácio em primeiro plano e Caio Lopes ao fundo utilizando seu Icom R75 acoplado a antena K9AY.

Ao fundo, Rene Passold, o desenvolvedor das antenas RGP3 de ferrite, Adalberto e Ignácio.

Valdemar Scaquetti explica detalhes de sua antena Loop Coaxial para Ondas Curtas para Adiel e Claudir.

Adiel Bregalo se preparando para a escuta de rádio.

Laércio e a antena loop hexagonal de isopor de Waldemar Scaquetti.

Rene Passold, eu e Rocco Cotroneo. (*) Guilhermo, Ignácio, eu, Rene e Carlos Felipe. (* )

(*) Fotos cedidas por Adiel Bregalo.

Para acessar mais fotos de Lorena, visite o álbum de fotos de Adiel Bregalo e do Prof. Armando da Universidade de Taubaté.
Também, visite o album de fotos do DX Clube do Brasil.

A seguir, alguns testemunhos de pessoas que participaram do evento, externando com bastante clareza a importância deste tipo de evento, que não só proporciona momentos únicos de aprendizado e troca de experiência no hobby do DXismo, mas principalmente, se torna um importante ponto de encontro para a aquisição de novas amizades e intercambio cultural.


Caio Fernandes Lopes, Coordenador DXCB - Itajubá-MG

Faço minhas as palavras do Adiel do Adalberto: tudo funcionou muito bem. Parabéns ao grande Pedro, que se preocupou com todos os detalhes, incluindo um mapa detalhando farmácias, restaurantes, telefones de empresas de onibus etc...

Com relação aos participantes, conheci bastante gente, e revi velhos amigos. O Rene Passold e o Valdemar Squaquetti com suas antenas artesanais foram um show a parte. O OM Sarmento Campos ergueu uma dipolo, além disso tivemos muitas long wires. Para onda médias testamos e analisamos loops de diversas formas e tamanhos, RGP 3, além da K9AY desenvolvida pelo Wilson juntamente om o Carlos Felipe a partir de artigo traduzido pelo Pedro. Um dos aspectos interessantes foi a recepção da emissora estatal islandesa com sinal local por volta das 2300 UTC em 13865 (dica do Ivan Dias) acoplando ao Sony 2001D uma loop p OC desenvolvida pelo Valdemar de Caieiras.

Outro ponto alto foi o "test-drive" realizado na K9AY pelo Rocco, que já esta habituado a operar a sua antena, esta confeccionada pela Wellbrook (Inglaterra), e para a nossa alegria a K9AY "tropicalizada" foi devidamente aprovada ! Captou-se em pleno Vale do Paraíba emissões em ondas médias do Quênia e Moldávia (o Rocco registrou as gravações) além de Venezuela, Colômbia entre outras. Os detalhes tais como horários etc serão registrados no @-tividade DX, o boletim eletrônico do DX Clube do Brasil (para recebê-lo envie uma mensagem em branco p: dexismo-subscribe@yahoogrupos.com)

Foram distribuídos brindes da Deustche Welle gentilmente ofertados por Gilson Bento, monitor da emissora e mouse pads do DXCB. Foram disponibilizadas para a venda suportes em acrílico p receptores e camisetas do DXCB alem das antenas RGP 3. Uma das vedetes foi o receptor Nordmende trazido pelo Adiel. Enfim, valeu !

Abaixo, detalhes de algumas captações (hora UTC) :

Data: 03/05

BRASIL

620 0755 R. Educadora, Porteirinha-MG, "Educadora, no coração do povo". Para uma dada direção da K9AY, anulava-se totalmente a JP São Paulo que fica a pouco mais de 160 km em linha reta de Lorena. Bom sinal 1570 0235 R. Vale Aprezível, Jaguaquara-BA, advs supermercado Cobal, fraca 1570 0240 R. Educadora, ? (Nova emissora ?), jingle: "Educadora", fraca

COLOMBIA

810 0819 R. Caracol, Bogotá, ann de transmissão do GP da Espanha de F1: "Caracol, más compania", fraca

VENEZUELA

1310 0515 R. Nacional da Venezuela, Barcelona, nx abt comunicado das forças armadas, regular

Receptor: Icom ICR-75
Antena: K9AY


Adiel Bregalo - São Paulo

As vezes fico pensando: que força estranha é esta que nos força a sair do conforto de casa, para nos reunirmos a ficar conversando e escutando radio?

Viemos de várias partes, alguns longe outros perto; somos diferentes em vários aspectos e notamos que somos: falante, tímido, expansivo, intelectual, objetivo, técnico, silencioso, curioso, observador, notívago, persistente, prestativo, engraçado...

Imaginem o que uma reunião com todos estes predicativos poderia acarretar. Uma confusão.

Mas em se tratando de radio, nada disso importa. Fomos todos iguais por um breve período. E é isso que fascina.

Ouviu-se radio de todas as faixas, montou-se antenas de todos os tipos; conhecemos receptores de várias marcas que nos deixaram com inveja, com vontade de um dia ter um; comeu-se várias iguarias, bebeu-se de tudo; conversamos, discutimos, aprendemos, ouvimos; saímos, passeamos, comemos pizzas, visitamos um amigo que nos presenteou em podermos ver sua coleção de rádios antigos e nos extasiamos de ver uma relíquia que havia lá; sofremos frios intensos, de "arrepiar até os ossos", mas a persistência e o prazer das escutas não nos desanimavam e nem nos tiravam dali. Dava gosto de ver todos ali, sentados em seus respectivos lugares, com as mãos apertando os fone de ouvidos, concentrados no meio daquela ruideira toda, nas escutas daquela estação difícil.

De repente algum colega acorda do transe em que se encontrava e informa, assustando-nos, (no bom sentido, é claro) da escuta inédita que estava caçando. Incontinenti, todos iam para a referida freqüência e compartilhávamos a mesma escuta!.

Ao contrario do que supúnhamos, o dexismo brasileiro está crescendo, haja visto que estiveram presentes amigos que estavam iniciando no dexismo. E o que não faltou foi a atenção que os veteranos dispensaram a eles, dirimindo as duvidas sobre o nosso hobby.

Foram chegando meio que tímidos e, quando menos se espera, já estavam bem entrosados com a turma. Independentemente da informação dos veteranos, a informação deles também foram importantes e interessantes.

Não poderia deixar de acrescentar, também, a importância do trabalho do Wilson Rodrigues, da cidade de Itaúna, MG, relativo a instalação do protótipo da antena K9AY, específica para ondas medias, de sua autoria. Todos ficamos fascinados com a referida antena. É uma antena, realmente, fantástica.

Finalmente, tivemos a presença marcante de dois dexistas de renome internacional: o italiano Rocco Cotroneo e o polonês Jerzy Skyelawa, (corrijam-me se estiver errado.) decano do dexismo mundial, brindando-nos, novamente, com seu relato sobre a "pré-historia" do dexismo.

Por tudo isso só tenho a agradecer ao pessoal do DXCB, principalmente ao Pedro de Castro, pela excelente organização do 2º Encontro DXCamp de Lorena.

Valeu, pessoal, valeu mesmo!

E vamos aguardar o próximo.


Adalberto - Barbacena

Retornei do 2º Lorena Dx-Camp e não poderia deixar de externar aqui na lista a minha opinião sobre o evento. Em 1º lugar, avaliando o local do encontro (Valle Hotel de Lorena) informo para quem não foi que as acomodações foram excelentes, a localização é privilegiada, o espaço é adequado e a atenção do pessoal do hotel é excelente. A comida do Hotel não mereceu nenhum retoque dos participantes e os "mastigáveis" para as escutas noturnas que o Carlos Felipe providenciou atenderam plenamente o objetivo.

Quanto as minhas expectativas, devo dizer que o evento excedeu em muito as minhas pretensões pois tive oportunidade de conhecer pessoas realmente fantásticas como Dexistas e principalmente como pessoas. Assimilei de modo prático, em poucos dias uma vasta gama dos mais variados conhecimentos sobre radio escuta. Tive oportunidade de conhecer e operar receptores das mais variadas fabricações. Conheci e operei com diversos tipos de antenas que conhecia apenas através de artigos lidos na Internet e em alguns casos nem conhecia.

Tive o privilégio de conhecer entusiastas, "verdadeiros vibradores" que trouxeram diversas soluções das mais criativas no tocante a antenas, amplificadores, etc. Em termos de técnica operacional, eu que sou muito metódico, fui tomando anotações da maioria dos conhecimentos técnicos que transitaram ao meu redor durante o evento. Quando me recolhia ao meu apartamento eu fazia minhas anotações, que agora são valiosa fonte de informação e consulta. Este Vade Mecum que eu recolhi é tão vasto que levará um bom tempo até ser totalmente deglutido no aconchego de meu shack. Mas acima de conhecer dexistas, aprender sobre radio escuta, conhecer receptores, conhecer antenas, o que julgo ter sido o ponto culminante do evento foi o calor humano dos participantes. Que patota fantástica é essa turma do DXCB ! Tive a satisfação de conversar com muito tempo, atenção e afinidades com o Jerzy T. Sielawa (viajamos juntos até S.José dos Campos), conhecer e ouvir conselhos do "Papa da Grey Line" Rocco Contreo, receber informações detalhadas sobre a RGP3 do próprio René Gustavo Passold, Infelizmente o Denis Zogbi não pode comparecer mas o Valdemar (de Caieiras) trouxe um verdadeiro arsenal de Loops para OM, OL, e OC e junto com ele vieram (também de Caieiras) o Laércio e o Luiz Roberto. E o que falar do Wilson Rodrigues com sua simplicidade e atenção além da fabulosa K9AY. E o José Inácio Paim um novato com experiência de gente antiga e ouvido calejado por muito tempo de escuta; a solicitude do Samuel de Guará ( Agente infiltrado do Mossad), e o Guillermo Barrionuevo, um Cordobés aculturado pelo Carlos Felipe, isso sem falar no Caio sempre pronto a atender aos questionamentos técnicos de todos e sem falar no Sarmento Campos colocando equipamentos e listas a disposição de todos além das aulas técnicas gratuitas. E mais uma imensidão de outros dexistas fantásticos que deverão me perdoar pois nem o mais atento anotador consegue registrar tantos contatos, principalmente quando a emoção do encontro e do conhecimento se sobrepõe ao raciocínio analítico do historiador de fim de semana. Me perdoem os esquecidos e não mencionados neste texto, mas infelizmente a graça da natureza humana é exatamente a sua imperfeição. Porém algo eu posso afirmar com toda a certeza que todos sem exeção foram atenciosos, solícitos, amigos e companheiros. Ainda bem que consegui me lembrar de mais alguns ... O Adiel de SP um primor de atenção e educação, o Domenico Cairo de Itu e encerro esta lista incompleta exatamente com responsável pela seccional valeparaibana do DXCB.... o Pedro de Lorena que forneceu a todos o " manual de sobrevivência em Lorena" e me " ciceroneou" pela cidade culminando o encerramento do passeio com duas coisas muito importantes para mim: uma "doceteria" e uma loja de material eletrônico.

Espero que após toda esta manifestação, o amigo que lê este E-Mail, e não foi ao 2º Lorena Dx-Camp tenha conseguido encontrar um motivo plausível para participar do próximo evento do DXCB. Pra falar a verdade para mim o evento só não se tornou completo por dois motivos:

1º- Eu não ter participado do último dia pois tinha que visitar minha Mãe em Caçapava no domingo e tinha que estar em Barbacena na 2ª Feira (e são 500 Km.)

2º- Não ter visitado o túmulo do Dexista desconhecido no cemitério de Lorena (No manual do Pedro tinha até a localização da quadra).

Um abraço a todos e até o próximo evento.

Parabéns amigos do DXCB... vocês deram um show !

Os souvenires foram ótimos, camisetas, suportes de acrílico para receptores e um mouse pad do DXCB tão bonito que se será emoldurado se tornando emblema para valorizar mais a parede principal do meu shack.

Um abraço a todos, os que foram e também aos que não foram e perderam... perderam muito.

Sitio dedicado ao Rádio de Ondas Curtas e a prática DX - Navegue nas Ondas Curtas do Rádio
> Envie seus comentários > Procure neste sítio

Copyright © 2002 Sarmento Campos. Todos os direitos reservados.


Acessos desde 2002