NAVEGUE NAS ONDAS CURTAS DO RÁDIO ARTIGOS TÉCNICOS DX ENVIE SEUS COMENTÁRIOS PROCURE NESTE SÍTIO

O autor do Projeto Radioescuta

 

Apresentação


Além do rádio, tecnologia de telecomunicações e informática é um dos meus "hobbies" prediletos

Sou engenheiro eletrônico com pós graduação em gestão de telecomunicações através do IBMEC-RJ, e ouvinte de ondas curtas desde a década de 80. Naquela época, o interesse principal nas ondas curtas era informação sobre a situação política no mundo. Durante a guerra fria, os regimes militares na América do Sul e os conflitos ideológicos que polarizavam o mundo em 3 blocos geopolíticos, criava um mundo fértil para a busca da informação mais próxima da realidade, em especial no rádio, que não conhece censura ou limites geográficos.

Quando havia um evento de relevância mundial, a primeira fonte de informação que buscava era nas ondas curtas através das emissões da Voz da América, BBC de Londres, Rádio Central de Moscou, Rádio Havana Cuba, Rádio Nederland, Rádio Tirana e tantas outras mais. Atualmente, com as transformações ocorridas nos países que compunham o bloco soviético, os acontecimentos recentes no Oriente Médio e Ásia, novos temas de grande interesse e relevância histórica estão presentes, renovando o interesse pelo rádio.

Nestes tempos atuais sombrios para a Humanidade, que enfrenta ainda a ameaça de um fundamentalismo bélico, o rádio tem sua importância renovada após o fim do período denominado de  "Guerra Fria". Aliás, criada  como fonte de paranóia e corrida armamentista para conter a suposta "ameaça soviética", que não só não se concretizou como a história felizmente nos mostrou, como acabou por si só esfacelada. Assumindo a firme posição anti-bélica, o rádio aparece como peça importante na compreensão dos eventos mundiais de tempos recentes e atuais.

Outro hobby que pratico é a leitura, em especial de história medieval e contemporânea; filosofia e política, com grande enfoque em autores como Umberto Eco, Noam Chomsky, Eric Hobsbawn, Edmund Wilson, Marshall Berman, Italo Calvino, Bertrand Russel e tantos outros, assim como alguns clássicos entre outros pensadores. Um fonte de inesgotável cultura é a colaboração com a produção de programas de rádio dedicados à radioescuta, levados ao ar por emissoras brasileiras e internacionais, que atuam como fonte de conhecimento, informação e entretenimento.


Foto no estúdio da Rádio Aparecida, durante programa ao vivo especial comemorativo do aniversário do Encontro DX e do DX Clube do Brasil  em 1° de Novembro de 2003.

Entusiasta da verdade - uma fonte inesgotável para os filósofos diga-se de passagem - me correspondi com diversas pessoas da Holanda, Inglaterra, União Soviética e outros lugares distantes ( sendo brasileiros ou não ), no objetivo de conhecer a cultura, costumes e ideologias em meados da década de 80. Nesta época saudosa, haviam ideais a serem alcançados, propaganda a ser divulgada, informação, contra informação, confronto de ideologias e idéias, enfim, um turbilhão de contrastes à nossa disposição para compreendermos. Na atual perversa onda da globalização - efeito direto do neoliberalismo - as polarizações são terminadas, a diversidade cultural é massacrada, transformando pessoas com consciência em meros consumidores reféns do lucro imediato. Falo isto, pois considero degradante a contaminação das programações das televisões de baixíssimo nível, assim como a proliferação de seitas religiosas que rapidamente controlam o espectro da radiodifusão. É o reflexo dos novos tempos.

A procura da informação e cultura, tanto nas ondas do rádio como no método de Guttemberg, é mais que um hobby, é um processo continuo de tentativa de compreensão do mundo que nos cerca, cada vez mais complexo e infelizmente, degradado em todos os sentidos.

Fotos


Trabalhando na equipe Rahal na edição da prova Rio 400 da Formula Indy

Ter viajado pela América do Sul e do Norte, além principalmente, de ter conhecido a maioria das grandes cidades do Brasil,  são oportunidades para se refletir sobre a grande riqueza natural e cultural de nosso país, e de se tentar compreender os eventos de relevância mundial que nos afetam diretamente.


As viagens internacionais também representam uma oportunidade  de intercâmbio cultural
Museu Sea Air Space - Nova Iorque Julho/1997


O Brasil é de uma grandeza cultural ímpar, apreciando o acarajé no Pelourinho, Salvador - Bahia

Sarmento Campos

sarmento.campos@sarmento.eng.br
 

Sarmento2k

 

Sitio dedicado ao Rádio de Ondas Curtas e a prática DX - Navegue nas Ondas Curtas do Rádio
> Envie seus comentários > Procure neste sítio

Copyright © 2002 Sarmento Campos. Todos os direitos reservados.


Acessos desde 2002